Prevenção infantil

Odontopediatria: crescendo sem cáries


Nunca é cedo para cuidar do sorriso
Conheça nosso o programa de prevenção infantil Íntegra


Nosso programa de prevenção infantil foi criado no ano de 1995, junto com a preocupação com a prevenção de problemas odontológicos. Com o objetivo de contribuir na vida de adultos com um sorriso saudável cuidado desde a infância, a Íntegra Odontologia oferece um programa de prevenção muito bem pensado e estruturado.

De acordo com cada idade e cada fase da vida há um jeito diferente de cuidar do sorriso do seu filho, entre em contato com a nossa clínica e agente uma avaliação. Porque nunca é cedo para se cuidar do sorriso e garantir um futuro sem cáries para os seus filhos!


Conheça alguns modos de prevenção:


VIDA INTRAUTERINA

Na verdade, todas as etapas participantes da formação deste sistema são importantes, começando pelos cuidados quando o bebe está em fase de formação, na vida intrauterina. Nesta fase, além da mãe ter saúde bucal, isto é, estar livre de caries, doenças na gengiva, a sua alimentação, evitando alimentos açucarados, bebidas alcoólicas, ingestão rica em cálcio e ferro são aspectos importantes para a formação dos dentes e ossos do bebe.


AMAMENTAÇÃO

Além dos benefícios já conhecidos, ela é importante p/ o desenvolvimento esqueletal da face, ela faz com que o crescimento seja harmonioso, e que seu filho não apresente problemas com a fala, podendo evitar até o uso de aparatos para correção da posição dos dentes mais tarde. Recomenda-se o acompanhamento de um médico pediatra para verificar o desenvolvimento da criança.

O PRIMEIRO DENTINHO

Esse fator também é de grande preocupação dos pais, o questionamento comum:
"mas Dra. Ele(a) já tem 9 meses e nada de dentinho ainda?"
Existe uma média de idade do aparecimento dos dentes, mas trata-se de uma média, e ela pode ocorrer meses antes ou meses depois, isso é característica da individualidade de cada um.

Ao aparecer o primeiro dentinho, normalmente o Incisivo Inferior, se inicia também a mastigação com introdução de novos alimentos, mais sólidos ou pastosos, como por exemplo frutas.



Mais alguns cuidados:

⦁ Limpe a gengiva do bebê com uma gaze ou uma fralda enrolada no dedo.
⦁ Observar se o bebê dorme com a mãozinha sob o rosto;
⦁ Usar chupeta e mamadeira que imitem o formato do seio;
⦁ As mamadeiras devem forçar a sucção, por isso não se deve furar o bico para que ela termine mais rápido;
⦁ Não amarrar fraldas ou objetos pesados na chupeta;
Não assopre os alimentos nem compartilhe a mesma colher, não dê beijos na boca da criança, os bebês nascem sem as bactérias da cárie, eles adquirem essas intrusas mais tarde pois são transferidas pelos pais durante essas demonstrações de “carinho”.

Olá, precisa de alguma informação?